17 de junho de 2013

Chega de pão e circo!!

Finalmente ouço os brados de um povo cansado de tanta corrupção. Ouço o clamor de uma juventude que almeja dias melhores. Vejo nas ruas e assisto nos noticiários que o povo brasileiro finalmente acordou!!!


Me emociono com esse levante da democracia. Vivemos em tempo de uma ditadura branca. Onde não somos ouvidos, não somos respeitados. Para sermos a principal atração do circo da vida brasileiro só nos falta o nariz vermelho.

É impossível não recordar do movimento iniciado na minha amada Natal alguns meses atrás “A primavera sem borboleta”. Movimento esse realizado também por jovens idealizadores, contra um governo corrupto e dissimulado. Onde guerreiros fizeram passeatas, e acamparam na câmara municipal. Onde defensores de um mundo melhor fizeram a diferença.

Chega Brasil!!! Vamos à luta. Merecemos ser ouvidos. Merecemos Segurança, Educação e Saúde.

Necessitamos urgentemente do básico. Enquanto nossos filhos, irmãos, pais e amigos morrem numa fila de hospital esperando tratamento adequado, são atendidos no chão por falta de leitos, e muitas vezes, precisam comprar os próprios medicamentos pela inexistência destes nos hospitais. Enquanto nossos filhos passam de ano mesmo sem saber ler ou escrever, pois é mais fácil dizer que se aumentou o número de jovens e crianças que alcançaram a conclusão do Ensino fundamental e médio, do que realmente investir e melhorar a Educação Básica. Vendemos a imagem de um país em crescimento, vendemos a falácia de que melhoramos nossa Educação pois mais pessoa conseguem um diploma de ensino superior. Vendemos falácia de que nosso problema é Falta de Médicos e não o sucateamento crônico de nossa saúde pública.

Enquanto nosso povo clama pelo básico, gasta-se bilhões em elefantes brancos chamados estádios de futebol. Onde uma expressa minoria da população terá acesso, mas que promoverá no coração da grande maioria uma sensação de extrema felicidade. Afinal, o país do futebol sediará a Copa do Mundo.

Ora, pois qual melhor forma de calar uma sociedade, se não aquela usada já há vários séculos: O famoso Pão e Circo? O pão já é fornecido há muito tempo com os programas populista. As famigeradas bolsas-auxílio, bolsas-esmolas, bolsa-familia. Vale ressaltar que eu não sou contra a ajuda governamental a uma população faminta, mas sou totalmente contra a maneira pela qual essa ajuda é realizada hoje em dia. Nosso povo necessita apreender a caminhar sozinho, e não de uma esmola eterna. 

Mas voltando ao Circo esse fica por conta dos nossos “pequenos” estádios. Bilhões gastos em concreto que não alimenta, cura ou educa. Ah se esse dinheiro tivesse sido revertido para construção e manutenção de escolas, universidades e hospitais de qualidade.

A minha cidade sediará a copa e faltando aproximadamente um ano para o evento mundial ainda não vi as tão prometidas melhorias para Natal. Pelo contrário o observado é que boa parte da população perdeu a oportunidade que tinha de assistir um bom jogo no saudoso Machadão. Infelizmente a grande massa não possuirá cacife suficiente para frequentar a Arena das Dunas.

O levante interestadual que vemos atualmente não diz respeito apenas a um “singelo” aumento nas passagens do transporte público. Mas sim a voz de um povo cansado de uma educação vergonhosa, uma saúde precária, uma insegurança generalizada e uma política corrupta.

E se o governos não quer ouvir os nossos pedidos diários, educadamente realizados. Que ouçam agora o nosso Clamor e Brado generalizados. E principalmente lembre-se: Esse mesmo povo já derrubou uma ditadura, esse mesmo povo já foi a rua outras vezes em busca de democracia, de justiça. E esse mesmo povo não vai se Calar!!!

#Vemprarua #VempraruavocêTambém!! #AvanteBrasil



Ana Nataly, Jovem, Brasileira

Gostou? Então compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário