27 de junho de 2013

Revalida, Sim!!



E mais uma vez a palavra que resume o meu estado de espírito atual em relação a saúde pública é INDIGNAÇÃO!! Estou indignada com o governo. Indignada com a população. 

Hoje passei o dia sendo bombardeada com informações acerca do mais novo decreto presidencial – Palmas para nossa presidenta ela finalmente vai conseguir piorar o já caótico sistema público de saúde.

Pois bem o problema de saúde do Brasil é culpa dos médicos. Os médicos que são vagabundos. Quase não estudam, só passam 6 anos na graduação em tempo integral, (e por tempo integral entendam manhã, tarde, noite e madrugada. Fora o tempo de residência que varia de 2 a 6 anos, ou seja uma formação basal em média de 10 a 12 anos). Povinho horripilante esse tal do médico. Só pensam neles... são gananciosos. Não querem trabalhar no interior do país mesmo com salários absurdamente altos – 15, 20 mil reais para trabalharem de segunda a sexta em horário comercial. Preferem permanecer na capital trabalhando em regime de plantão, com hora de entrar mas sem hora para sair, sem tempo para a dormir, sem se quer ter o direito de comer sem promover reclamações, e isso muitas vezes para ganhar valores inferiores aqueles pagos no interior.

Mas peraí vejo um paradoxo nesse relato. Uma pessoa gananciosa não pensaria duas vezes em aceitar uma oportunidade de trabalho como a descrita nas linhas acima. Bom salário com boa carga horária?? 

Povo estranho esses médicos.

Sabe qual o problema é que receita não cura. E embora creia em um DEUS que opera milagres as minhas mãos por si só não são resolutivas, não salvam! Resumindo se a questão fosse simplesmente salarial não faltariam profissionais para trabalhar nesses municípios, mas como trabalhar quando a única coisa que há são os insumos humanos?? Quando falta tudo!!! Remédio, laboratório, exame de imagem, equipe multiprofissional (Pois é também falta farmacêutico, fisioterapeuta, dentista, psicólogo). A única coisa que sobra é cara de pau dos prefeitos e governadores. 

Se submeter a essas condições nada mais é do que ser conivente com esse governo calhorda, ladrão e hipócrita que temos.

O quê esse país precisa é de políticos comprometidos com a saúde. Se precisa que o dinheiro superfaturado da gasolina da ambulância e desviado da saúde seja investido em infraestrutura. É necessário a criação de um plano de carreira para os profissionais da área de saúde (médicos, odontólogos, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos). Melhoria do serviço dos hospitais regionais. E adequadas instalações e insumos nas unidades de saúde.

A solução da nossa saúde não é contratar de maneira irregular médicos de formação duvidosa. Que a única prerrogativa que tiveram para conseguir acesso a universidade foi ideologia politica. Isso é uma tapa na minha cara e na dos mais de 400 mil médicos formados ou que tiveram seu diploma revalidados em terras brasileiras. Isso é uma afronta a todas as noites em claro que eu passei estudando para o vestibular, ou  todas as concessões que fiz durante o curso.

E não me venham dizer que os médicos cubanos, bolivianos, colombianos... são melhores que os brasileiros ou iguais. Se são tão bons que façam a prova do revalida. Que provem que assim o são. O médico pode ter vindo do EUA e eu vou querer que ele preste o processo de revalidação do mesmo jeito. Que fique claro que eu não estou falando que não existam médicos cubanos, venezuelanos... de qualidade, assim como a médicos no Brasil de competência duvidosa, mas estes são a exceção e não realidade. Não luto contra a vinda de médicos estrangeiros, mas sim contra a entrada destes em solo brasileiro sem a devida comprovação de qualificação profissional para atender ao meu povo!!!

Hoje enquanto eu li textos acerca do  assunto me deparei com o “desabafo” de um desses profissionais latino americano, não formado no Brasil, a cerca do prova de revalidação: "Fiz prova em Cuiabá pois lá a prova é mais coerente, só avaliação escrita. Em outros locais do país a prova é feita para o aluno rodar. Sendo nesses lugares realizado uma prova teórico-prática mais entrevista”. Ao finalizar a leitura desse desabafo constatei que ele simplesmente descreveu o processo seletivo de residência que eu tentarei ao final do ano. O processo que praticamente todos médicos formados no Brasil se submetem.

O quê mais me deixa indignada é a sociedade compactuar com isso. São as pessoas ficarem feliz com essa medida. Pois com ela o médico malvado, ganancioso “vai sofrer”. Iludidos. Sinto-me hoje como Jesus no calvário quando disso à Deus perdoa-os Pai eles não sabem o quê fazem.

Lutamos por você sociedade. Lutamos por uma medicina digna. Luto para que todos os meus pacientes uma dia possam ter acesso verdadeiramente universal e integral ao SUS. Luto para que quando eu venha a solicitar um exame todos, sem exceção, possam realizá-los no tempo adequado. Luto para que quando (se um dia eu for) estiver lá naquele interiozinho possa praticar muito mais do que ambulancioterapia. Luto para que meus pacientes tenham as melhores condutas. Luto para que a minha prescrição seja guiada pela ciência e não pelo que tem na  farmácia do postinho.

Não se iludam quem mais vai sofrer é o pobre... é você usuário do SUS.

E viva o Brasil o país da copa onde é mais fácil importa médicos, do que fornecer condições adequadas de se fazer ciência e saúde.



Ana Nataly, Interna de Medicina, Brasileira e Indignada!!!

Gostou? Então compartilhe!