26 de junho de 2013

Valorizar é Preciso...!!!

Não meu povo, o problema da saúde brasileira não será resolvido com a vinda de médicos estrangeiros, sejam eles de Cuba, Portugal, China, EUA ou da Colchinha. Talvez, se eles vinherem direto do monte Olimpo façam alguma diferença. Afinal só com super poderes para realmente melhorarem a realidade da saúde Nacional.

Nosso povo sangra e a presidente que colocar band aid em ferida de peixeira e buraco de fuzil. Sra. Presidenta, precisamos de valorização profissional, plano de carreira. Necessitamos de ambiente e insumos dignos pra realizarmos nosso trabalho adequadamente. Até quando a senhora acha que o povo vai acreditar nas suas falsas soluções?

Sinto-me cansada, diariamente ultrajada com as condições atuais de se fazer saúde nesse país. Cansada de repetir as mesmas coisas, as vezes me sinto um disco de vinil arranhando, repetindo sempre o mesmo texto. Mas fazer o quê? A realidade permanece a mesma quando não piora.

Nossos hospitais continuam com falta de medicamentos, de leitos, de reagentes para exames, de respiradores, de água, até de luvas e esparadrapos. Não acredita? Pois faça o teste. Vá a unidade de saúde mais perto de vocês e se informe do que tá faltando. Pergunte quais medicamentos de uso comum não tem? Qual o tempo médio entre a solicitação de um exame e a realização do mesmo? Conheço pessoas que estão há mais de um ano aguardando realização de exames pelo SUS. A média para conseguir realizar uma colonoscopia ou ressonância magnética pelo SUS é de mais de um ano. Você conseguiu antes??? Amém! Agradeça a DEUS e Cuidado ao atravessar a rua!! Você gastou toda sua sorte com o milagre de ter feito o exame. Em alguns lugares até a realização de Rx esta comprometida.

Infelizmente boa parte da população se ilude com a vinda de profissionais de fora sem adequada revalidação do diploma. Uma pena... essas mesmas pessoas irão descobrir, literalmente na pele, o quanto estão enganadas.


Por fim, antes que me falem que países como os EUA, Inglaterra e Canadá possuem o número maior de profissionais de saúde estrangeiros trabalhando em seus territórios. Peço encarecidademente que observem duas coisas: 

1) Analisem o processo de revalidação de diplomas nestas localidades. Se assim o fizerem irão descobrir que estes são muito mais rígidos e demorados que os brasileiros. 

2) Nestes locais o número de faculdades de Medicina e demais cursos da saúde em geral são bem inferiores aos observados no Brasil. Logo, a relação em percentual de profissionais estrangeiros trabalhando em seus territórios fica bem mais alto do que quando comparado ao Brasil. 

A interiorização da medicina deve ocorrer como consequência da melhoria da infraestrutura encontrada no interior, ampliação das redes de saúde e plano de carreira para Médicos e demais profissionais da saúde. E não por meio de uma medida desesperada do governo de trazer profissionais de qualidade duvidosa. O povo pobre também merece uma medicina de qualidade.




Não se faz copa com Hospital. E nem saúde com estádio!! Acorda de verdade Brasil!!!


Nós dê condições Apropriadas Presidenta...


Ana Nataly

Gostou? Então compartilhe!