13 de julho de 2013

Saúde e Educação um direito de Todos!!


Foi tanto Absurdo que eu ouvi nas últimas horas. Cheguei a chorar de raiva em frente ao computador mais de uma vez. Confesso, não consegui conter as minhas lágrimas de indignação diante dos mandos e desmandos desse governo corrupto, totalitarista e ditatorial. É amigos vivemos uma ditadura branca com nome de democracia.

Me pergunto que tipe de democracia é essa? Onde o seu direito a saúde exclui o meu direito a educação. Você paga impostos?? Deixa eu te contar uma novidade: eu também! E qualquer um que ouse adentrar em terras brasileiras. Entendam, concordo que saúde e educação é direito de todos. Apenas não concordo que sejam direitos apenas seus.

Atualmente o Brasil precisa de saúde. Mas meu caro saúde não se faz só com médicos. Médicos são serem humanos, e não deuses olimpianos como alguns asnos gostam de esteriotipar. Não temos super poderes. Temos apenas conhecimento, e uma vontade desesperadora de aliviar a dor, melhorar a qualidade de vida, recuperar a saúde e evitar que ela se perca novamente. Mas para que possamos fazer tudo isso preciamos de bem mais do que boa vontade. Precisamos de insumos, medicamentos, exames laboratorias e de imagem que não demorem séculos para serem realizados ou dispensados. E digo isso por experiência, minha mãe tem um teste de esforço há mais de um ano no posto aguardando marcação e nem sinal de fumaça da data de realização deste.

Ouvi muitos disparates de ontem para hoje. Muitas pessoas em alto brado a dizerem que temos deveres para com a sociedade, que devo ser escravo branco e trabalhar, assim como os escravos, em condições sub-humanas, não tendo direito a exercer meu direito profissional de escolher onde e como eu quero trabalhar. Afinal, meus seis anos de estudos foram bancados com seus impostos.  

Pois bem, saiba que se você possui Ensino Superior em escola pública ou particular (PROUNI, FIESS e afins) ou tem algum familiar que se enquadre em alguma das situações acima descritas. Seus estudos também foram financiados pelo governo, ou seja, você também possui uma dívida moral com a sociedade.

Mas peraí. Pensava eu que educação era um direito de todos e não uma dívida de alguns.

Medicina é um longo curso, o mais longo da saúde. E me atrevo a dizer, embora sem plena certeza, que é o curso mais longo de graduação do país. São seis anos. Seis anos de luta, de noites acordada, de pouco tempo com sua família, de angústia por não poder fazer pelo seu paciente tudo que você gostaria(não por falta de vontade, mas ausência de condições). Seis anos nos quais esquecemos muitas vezes o quê é feriado ou  fim de semana.

Você, senhor(A) politicamente correto, que fez seus estágios em horário comercial e de maneira remunerada e que agora grita, fazendo coro a esse governo imoral, que a ampliação dos dois anos do curso médico é justo. Saiba que passei os três últimos anos em estágios Não remunerados em horários que você ou estava dormindo em sua cama, ou se divertindo com seus amigos.  Praticamente todos os estágios para graduação de medicina não são remunerados e ocorrem a noite/madrugada e nos fins de semana e feriados. E estou falando apenas dos estágios extracurriculares.

Estou a 16 semanas de concluir a minha graduação. Passei os dois últimos anos do meu curso em um regime conhecido como internato. O internato consiste em atividade práticas nos diversos cenários de saúde sob supervisão de preceptoria, que ocorre primordialmente em instituição públicas que atendem SUS, muitas vezes de domingo a domingo. No meu caso todo o meu internato foi realizado com pacientes do SUS. Não temos direito a ficar doentes. Possuímos horário de entrada, mas nunca sabemos de que horas vamos sair do hospital. Damos plantões de 12 horas seguidos de atividades contínuas. Ambulatórios, enfermarias, emergência, vivemos de tudo um pouco, ou muito, dependendo de qual seja o cenário. Muitas vezes vamos além da nossa obrigação.

Não!!! Não devo nada a sociedade. Poderia eu ser mais uma na fila dos contemplados pelo bolsa família. Assim como poderia eu, fazer coro hoje aos milhões de brasileiros que não tiveram acesso a melhores condições de vida. Mas fui além. Sou a prova viva de que quando realmente desejamos algo e lutamos por isso somos capazes de conquistá-los. A menina pobre da periferia de Natal, que muitas vezes teve que estudar com velas por que a luz estava cortada em casa se formará médica nos próximos meses. Não, essa vitória não caiu no meu colo. Lutei e suei muito a camisa pra ter meus sonhos realizados. Não!! Não sou uma patricinha que teve tudo ao seu alcance, apenas tive um mãe que desde muito cedo me ensinou que o saber é o único fato realmente modificador de sua vida. É seu e ninguém pode tirar de você.

Quantas vezes vi amigas minhas com produtos que eu gostaria de ter, mas ao invés de comprá-los, investia nos meus estudos. Calça de trezentos reais? Nem hoje que sou Funcionária Pública Federal.  Sua vida amanhã é consequência das  suas prioridades.  
Quando falo que falta tudo no SUS, quando falo que a saúde pública precisa de muito, mas muito mais, do que apenas médicos. Não é uma patricinha que nunca enfrentou uma fila em uma UBS ou em um hospital de emergência. Mas é uma cidadã brasileira criada na periferia da cidade Natal, usuária do SUS.

Me perdoem mas QUERO bem mais do que médicos de qualidade duvidosa. Quero ter acesso aos exames solictados, aos medicamentos prescritos, a fisioterapia quando necessária, a um tratamento odontólogico que evite que eu perca meus dentes e não que apenas os retire, quero ter avaliação nutricional e dieta adequada orientadas por uma nutricionista. E  Quero tudo isso sem ter que esperar meses, nem dormir em calçadas. A solução para essa problemática é exatamente o oposto do proposto pelo governo. Precisamos de valorização profissional, de plano de carreira com vínculos efetivos, e acima de tudo a saúde precisa de melhor infra-estrutura.

Minha luta é por uma saúde melhor, justa e acessível!!!

Que os seus direitos não retirem os meus. Saúde é um direito nosso, assim como Educação. Estudar em Universidades públicas é um direito e não uma dívida.

E se depois de todo o exposto nas linhas acimas você ainda acha que esta medida politiqueira, sebosa e vergonhasa defendida por corruptos e inaptos a governar, de aumentar o curso de medicina para oito anos é uma medida correta. Pare de trabalhar e se apresente ao governo. Pague você a vossa dívida com a sociedade.

A minha foi paga em cada atendimento feito nestes  6 anos. Em cada noite mal dormida ou não dormida. Com cada lágrima derramada de frustração da impossibilidade de não poder fazer mais pelo meu paciente.

Ana Nataly, Doutoranda, Cidadã, Ultrajada e Indignada

PS: Desculpem a ortografia!! Escrevi o relato acima após ler no DOU a MP que regulamenta o projeto Mais médicos e não revisei o texto, pois já é tarde e amanhã logo cedo a enfermaria me aguarda em mais um pagamento a sociedade.

Gostou? Então compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário